Naming! Sim, você pode até não conhecer o termo, mas com certeza já conhece a ação por detrás desta palavra. Afinal, quem nunca teve que escolher o nome daquele cachorro fofo que chegou em casa? Ou ainda escolher os nomes dos próprios filhos, tarefa nem sempre fácil. E quando chega a hora de dar um nome para a empresa que estamos criando… daí complica né?

 

Então o serviço de Naming na área de comunicação é feito para criar um nome (ou conjunto de nomes), seja para um serviço, produto ou projeto, que esteja dentro de objetivos e estratégias da marca, previamente definidos pelo dono da empresa, equipe de marketing ou por uma empresa de branding.

 

 

[no_blockquote text=”Lembre-se que todo nome gera uma imagem mental na cabeça das pessoas. Como o seu nome vai marcar os seus consumidores?” text_color=”” title_tag=”h4″ width=”” line_height=”” background_color=”” border_color=”” show_quote_icon=”no” quote_icon_color=”” quote_icon_size=””]

 

Quer conhecer mais sobre como escolher um bom nome para sua marca e assim obter uma vantagem competitiva? Neste artigo você verá:

 

  • O processo de criação de naming para empresas
  • Dicas de como criar um nome inesquecível
  • Checklist para definir de uma vez por todas o nome da sua empresa

 

O processo de criação de naming para empresas

O Naming é o ativo mais importante de uma empresa. SIM! Pense assim: caso você tenha que mudar tudo na sua empresa, o que mais caracteriza ela e é repetido anos e anos a fio para que todos saibam quem é você? Pronto, o nome. Caso você tenha que mudar o nome do seu negócio depois de 10 anos é praticamente começar do zero!

 

E o processo de naming não nasce do nada como um passe de mágica ou só “porque eu gostei de como soa esse nome”. É uma tarefa demorada que demanda bastante atenção. Processos devem ser definidos para que o resultado seja condizente com o que a empresa se propõe a oferecer ou ainda como isso será utilizado para comunicar uma ideia para o consumidor.

 

Dicas de como criar um nome inesquecível

Algumas perguntas nos ajudam a nortear o caminho na criação de nomes/Naming, por isso preste atenção nos seguintes detalhes:

 

O nome é fácil de entender, ler, escrever?

 

Do que adianta ter um nome curto mas que toda vez você precisa explicar que é com M, ou ainda com “dois o’s”. Um nome prático é entendido ao ser ouvido uma única vez. Imagine alguém indicando sua empresa para um amigo e a frase surgindo “mas não sei direito como escrever…”. Não é legal, né? 😛

 

Exemplo: o trabalho de naming feito para empresa Além da Vitrine.

 

 

É impactante? Causa curiosidade?

 

Dependendo da estratégia da empresa, a curiosidade pode ser utilizada como gatilho para o naming. Nomes impactantes instigam o consumidor a querer descobrir mais, ou ainda surgem dando força para a marca. 

 

Exemplo: nosso cliente Deliceria, especializado em bolos e sobremesas  

 

 

Expressa o propósito da marca?

 

Primeiro é necessário fazer a lição de casa e entender as estratégias da empresa, missão, valores, essência, personalidade, propósito… só assim o nome vai de fato revelar o que está por trás da empresa e como ela quer se conectar com seu consumidor. 

 

Exemplo: o selo Educação no Futuro, projeto feito para o Senac São Paulo 

 

 

É um nome não utilizado na sua área de atuação?

 

Aqui temos questões jurídicas incluídas. De nada adianta escolher um nome que já é largamente utilizado na sua área de atuação. Se alguém já registrou ele então, nem pensar! Faça uma pesquisa no site do INPI para ter certeza que é um nome seguro e que você não sofrerá uma possível ação no futuro. 

Pense assim, quando a gente é pequeno não parece um problema ter o mesmo nome da grande loja do outro bairro, porém quando começamos a crescer temos muito a perder ao ter que mudar o nome da nossa empresa. Isso muitas vezes significa começar do zero.

 

Exemplo: nosso trabalho de naming para o restaurante japonês Saijou

 

Nome é história, por isso não tenha preguiça de contratar alguém especializado para criar o da sua empresa. 

 

O nome tem outros significados que você desconhece?

 

Para isso é necessário fazer uma pesquisa com pessoas aleatórias. Geralmente temos respostas surpreendentes que nos trazem insights sobre possíveis ônus e possíveis bônus de nossas escolhas de Naming. Estas descobertas nos ajudam inclusive a direcionar a comunicação visual em um segundo momento.

 

Exemplo: nosso trabalho de naming para a marca Nutrebem

 

Checklist para definir de uma vez por todas o nome da sua empresa

 

Está na hora de checar se o nome da sua empresa passa em todas estas etapas. Vamos começar? Lembre-se sempre de perguntar para pessoas fora do seu círculo pessoal sobre a percepção do nome e melhore a vantagem competitiva do seu Naming.

 

 

O nome é o primeiro contato do seu público-alvo com a sua empresa, portanto invista tempo nesta escolha e nas etapas de estratégia e posicionamento. Um nome perfeito é aquele que se conecta do início ao fim da jornada do consumidor com sua marca.

 

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente

Oferecemos o serviço de naming para a sua empresa começar com o pé direito na sua trajetória profissional.