Criando uma identidade visual omnichannel

criando uma identidade visual omnichannel

Criando uma identidade visual omnichannel

Cada vez mais as empresas têm se preparado e dedicado para satisfazer seus clientes de forma eficiente e integrada. Muito se ouve falar em identidade visual e omnichannel, em como a marca deve melhorar o relacionamento com os clientes nos diversos canais de venda, seja online ou offline. Mas como uma identidade visual consistente e bem estruturada pode te fortalecer nos diversos canais?

 

Essa tendência já existe há algum tempo, mas os desafios ainda continuam. Busca-se encontrar a melhor forma de gerir o negócio integrando os dois universos, com uma logística e administração que atenda de forma plena este tipo de formato.

 

Mas o que muita gente se esquece em meio a tudo isso é a importância de manter a marca consistente para o público entre tantos canais de venda. E é aí que uma agência de identidade de marca pode te ajudar.

 

 

Diferentes canais, mas sempre consistentes na identidade visual

 

É muito comum ver clientes priorizando altos investimentos para preparar a infraestrutura e gestão omnichannel, porém sem considerar o ajuste que a marca deve ter em cada canal. Algumas coisas devem mudar para se adequar ao público e proposta de cada ambiente, enquanto outras devem se manter para que a identidade visual que o seu cliente assimilou sobre a sua marca não se perca.

 

Mas… Como saber o que deve mudar e o que deve se manter?

 

Tenha clareza sobre o que precisa transmitir e divulgar

Antes de mais nada é preciso ter clareza do que é o foco da comunicação e não deve se perder de forma alguma.

 

Muitas vezes, conforme mudar o canal de venda ou comunicação com o cliente, é necessário ajustar e enxugar o discurso, adaptar para ser mais amigável, destacar o tema principal da mensagem, para que cada canal seja uma extensão de uma experiência cada vez mais completa e valiosa para o cliente.

 

É preciso por exemplo, entender se o seu site transmite a mesma mensagem para o público, tal qual a sua loja física. Será que o cliente que recebeu o seu e-mail marketing vai identificar que veio daquela mesma loja que ele já comprou um tempo atrás, ou nem vai reconhecer e achar que é SPAM?

 

Invista em uma identidade visual profissional para sua marca

Alguns podem achar isso superficial, mas acredite: faz toda a diferença. E pode ser devido à essa falta de atenção na identidade da marca que o seu negócio fica em desvantagem à concorrência.  Nós somos especialistas em identidade de marca, e aqui você pode ver alguns projetos em que criamos logos e a identidade visual completa.

 

Um exemplo bem simples, apenas para ilustrar: digamos que em sua loja física você tenha todo o cuidado com a limpeza ao expor os produtos. Criou uma iluminação agradável e acolhedora para o ambiente. Treinou funcionários para atender da melhor forma possível (isso quando não é você mesmo, empreendedor, que acompanha para tudo sair perfeito, o cliente ficar satisfeito, voltar e indicar a sua loja, não é mesmo?).

 

Pois bem. Agora pense sinceramente se a sua comunicação no e-commerce está refletindo todo esse cuidado e todos os seus valores da marca corretamente. Em um ambiente online você não está lá pessoalmente para cativar o cliente na hora certa.

 

O seu site provavelmente é apenas mais uma aba de navegação que o cliente abriu. Se ele não se identificar rapidamente com a aparência da sua loja online, se a loja não transmitir credibilidade, se não enxergar bem os produtos que quer comprar porque as fotos não estão boas…

 

Enfim, se o site não o cativar e não houver conexão com a marca e seus produtos rapidamente, ele simplesmente sai em poucos segundos e muitas vezes nem volta mais!

 

 

Uma identidade visual bem consistente vai fortalecer sua marca nos diversos canais (omnichannel) e contribuir para que o público compreenda, reconheça e se conecte com o que a sua marca têm a dizer.

 

 

Omnichannel e identidade visual a seu favor

 

Tudo impacta na venda. E tenha a certeza de que o primeiro impacto visual e uma comunicação assertiva que inspire confiança são itens fundamentais.

 

Assim como você domina o conhecimento sobre os seus produtos, você também deve conhecer o seu público e a marca deve conversar adequadamente com ele. Canais de venda diferentes podem se comunicar com públicos diferentes, e uma mesma peça de divulgação não pode servir para tudo. A agência de identidade de marca vai te ajudar a enxergar isso e adequar todas as suas peças de comunicação.

 

Deve existir uma coerência visual completa: fachada de loja e layouts do site, folheto de divulgação e e-mail marketing promocional, catálogo de produtos online e offline… Cada um no seu formato, com o cuidado de manter as cores, tipografia, estilo de fotografias, tom de voz nos textos tal qual aquele que a sua marca usa para se comunicar nas lojas físicas, etc. A experiência e identidade visual deve ser omnichannel, consistente em todos os canais.

 

Construa e fortaleça a sua marca diariamente

De que adianta ser omnichannel nos negócios, se o cliente, ao migrar de um canal de venda para o outro, sentir que mudou completamente de lugar? Como você espera fidelizar um cliente se ele nem entende com quem está falando? Esse “telefone sem fio” deve sempre ser minimizado, a começar pela consistência da sua marca e a mensagem que se busca transmitir. Sendo consistente como marca e identidade visual, fortalece-se a confiança e credibilidade com o público.

 

Identidade de marca é ter essa coesão visual de modo que o seu cliente diferencie a sua empresa no meio das demais. Independente se o cliente está no e-commerce, loja física, no site, vendo seu anúncio, e-mail ou folheto promocional, ele te identifica.

 

O cliente sempre deve saber quem é você. Afinal, ninguém se lembra de quem não reconhece.

 

Esta é uma versão expandida de um dos artigos que publicamos no portal E-commerce Brasil:

Como tornar omnichannel a identidade visual do seu e-commerce

 

0 Comments
Share Post
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.